FEIRA ORGÂNICA DO RIO DA PRATA

FEIRA ORGÂNICA DO RIO DA PRATA
MAIS SE TU QUER COMPRAR BARATO VOCÊ VAI ENLOUQUECER NA FEIRA ORGÂNICA DO RIO DA PRATA VENHA TOMAR UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ! OUVIR O CANTO DOS PÁSSAROS COM UMA LINDA VISTA PANORAMICA RODEADO DAS MAIS BELAS PAISAGENS! TODOS OS DOMINGOS APARTIR DAS 7 DA MANHÃ NA FEIRA ORGÂNICA DO RIO DA PRATA AONDE VOCÊ ENCONTRA FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS, SUCOS DE CLOROFILA, PRODUTOS DESITRATADOS, CAQUI PASSA, VINAGRE DE CAQUI, BANANA PASSA E MUITO MAIS. TODOS OS DOMINGOS DE 7 ÀS 14 HORAS FEIRA ORGÂNICA DO RIO DA PRATA ESTRADA DA BATALHA, 202A REALIZAÇÃO: AGROPRATA (2199943 9537) E ATENÇÃO! TODO MÊS NO ESPAÇO FAROL DA PRATA TEM: CAMINHADA ECOLÓGICA COM CAFÉ DA MANHÃ INSCRIÇÕES 31172251

Feira Orgânica do Rio da Prata

Feira Orgânica do Rio da Prata
Feira Orgânica do Rio da Prata foi inaugurada Cada vez mais Campo Grande está em alta, foi inaugurada a Primeira Feira Orgânica do Rio da Prata no estado do Rio de Janeiro conta atualmente com cerca de 28 produtores da Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, conhecida como, AGROPRATA. Segundo o Agricultor Claudino Avelino da Costa, que é um dos pioneiros no cultivo e comercialização dos produtos da alimentação sem agrotóxico na região do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca há mais de 12 anos e se caracteriza pela produção de frutas, legumes e verduras especialmente na produção da Feira Orgânica do Rio da Prata. A feira orgânica do Rio da Prata foi criada para poder atender a demanda da população de mais de 30 mil pessoas na Região que é considerada o Polo gastronômico da Zona Oeste Carioca e para permitir a venda de produtos orgânicos, diretamente do produtor ao consumidor, com a qualidade e preços que somente o produtor pode oferecer. Adquirir produtos na feira do Rio da Prata é um ato de apoio aos agricultores que lutam para preservar o meio ambiente e a saúde das pessoas. A feira é resultado de uma parceria entre a Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, (Agroprata) e a PWC juntamente com o Projeto Enactus do Cefet-RJ, e conta com o apoio das instituições ASPTA, Profito, UFRRJ e Rede Carioca de Agricultura Urbana. A promoção fica por conta da Eco Prata Entretenimento. Para mais informações, os interessados podem participarem todos os Domingos, da Feira Orgânica do Rio da Prata das 7:00h às 13:00h Espaço Farol da Prata Estrada da Batalha, 202 - Rio da Prata - Campo Grande - RJ Contatos: 21 2394 1246/ 7855 5823

COMUNICADO DA AGROPRATA

COMUNICADO DA AGROPRATA

Histórico da Agroprata Orgânica

Agroprata com sustentabilidade

Hoje 150 famílias de pequenos agricultores e produtores do parque estadual da pedra branca, através da adoção de práticas orgânicas, do beneficiamento da banana e do caqui e da conservação do ecossistema local.

Perspectivas:

- ampliar o número de famílias participantes e envolver os jovens.

- fortalecer o processo associativo e cooperativo dos produtores e agricultores.

- atrair novos consumidores.

- estreitar parcerias com a sociedade civil e os órgãos públicos.

Conquistas:

- ações conjuntas - a adoção de trabalho em mutirão para manejo dos bananais, elaboração de caldas orgânicas e com postagem são soluções para a falta de mão-de-obra, além de fortalecerem os vínculos entre os componentes do grupo.

- mulheres na orgânica - várias agricultoras estão desidratando banana e caqui, agregando valor ao que produzem.

Implantada a associação Agroprata, da pedra branca, comunidade rural do rio da prata de campo grande, rio de janeiro, brasil.

Em 2000, os agricultores do rio da prata de campo grande produzem alimentos orgânicos e trabalham pela conservação e recuperação ambiental.

Já em 2002, formou-se a AGROPRATA – Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca tendo sua localização na estrada da batalha, 204 ou caminho da virgem Maria...

Na feirinha: você encontra legumes, frutas e verduras fresquinhas cultivadas sem o uso de agrotóxicos, sem adubos químicos e livres de transgênicos. Por isso, traz mais saúde pra você, sua família, para o povo da zona oeste e todo o nosso planeta. Também temos laticínios orgânicos, peixes criados com alimentos orgânicos, frangos e ovos produzidos sem hormônios e antibióticos, mel orgânicos, sucos, vinhos e muito mais. Para a natureza as aparências nunca enganam produto e alimento orgânico. Melhor para a vida, produzido em harmonia com o meio ambiente.


Drª Rita de Cássia Caseiro: Diretora Executiva da AGROPRATA

Informações: 21-2394-1246/99943-9537/ 98576 0791

e-mail: aaorporg@gmail.com / agroprata@gmail.com

WWW.facebook.com/agroprataorgânica

WWW.agroprata.blogspot.com

Graciano Caseiro – Diretor de Relações Públicas (21) 99945 2606/ 98401 7992 da Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca - rio da prata - campo grande - RJ - Brasil

LAVOURAS DO RIO DA PRATA

LAVOURAS DO RIO DA PRATA
Luiz Carlos Santana é produtor Rural e Agricultor Orgânico da Agroprata com seu burrico carregando produtos orgânicos para o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

Terra da Laranja

Terra da Laranja

Assim Campo Grande era conhecido no início do século, devido ao grande cultivo de laranja e frutas. Na década de 40, a atividade comercial era baseada mais na agricultura que na pecuária. Campo Grande era um bairro constituído por sítios e chácaras.


A História

A área que hoje compreende o bairro era habitada pelos índios Picinguaba. Foi doada pela monarquia a Barcelos Domingos, que iniciou um processo de povoação e construiu a Igreja de Nossa Senhora do Desterro na parte mais alta do bairro, onde se situava o poço que abastecia o povoado.

O progresso começou a chegar quando, em 1878, a companhia ferroviária inaugurou a estação de Campo Grande. Isso incrementou o trânsito de pessoas e mercadorias entre Campo Grande e o Centro do Rio.

Em outubro de 1894, a companhia Carris Urbanos inaugurava o bonde de tração animal, que contribuiu para o aumento e desenvolvimento do bairro, pois ligava a estação às adjacências. Mais tarde, em 1915, os bondes elétricos passaram a substituir os de tração animal e a rede se tornou maior, ligando os bairros de Guaratiba e Rio da Prata. Os bondes foram extintos em 1967.

Entre 1962 e 1979, foram construídos diversos conjuntos habitacionais pela CEHAB. Com isso, a população aumentou e o comércio se tornou auto-suficiente a ponto de abastecer outros bairros como Guaratiba, Cosmos, Paciência e Santa Cruz.

Na década de 60, construiu-se o Hospital Rocha Faria.

A educação limitava-se às escolas municipais e estaduais.

Atualmente

Atualmente, além das Universidades que chegaram como Unimsb e Feuc, as mais antigas, Campo Grande conta com mais outras instituições de nível superior e várias instituições particulares de ensino médio. A única precariedade está no ensino técnico público, que é apenas assistido pelo Centro Interescolar Miécimo da Silva. O comércio, que se limitava ao centro comercial no chamado Calçadão da Rua Cel. Agostinho, ganhou novo impulso com a inauguração de Shopping, além do novo calçadão Compositor Adelino Moreira que fica na Rua Barcelos Domingos, centro de Campo Grande.

Campo Grande sedia grandes empresas, como Michelin, Brahma, Peugeot, Gerdau e Hermes.

Contamos ainda com áreas de mata virgem no Rio da Prata, considerado o point gastronômico da Zona Oeste, que tem também o Caqui e a Banana como produto da região tem também o Mendanha, com cachoeiras e trilhas.
Fonte de pesquisa: http://www.cgrio.net/

Reportagem: Graciano Caseiro

– Diretor de Relações Públicas da AGROPRATA

WWW.gracianocaseiro.blogspot.com

21 9945 2606/ 8401 7992

Convocação da Assembléia Geral Ordinária da Agroprata

Convocação da Assembléia Geral Ordinária da Agroprata
A diretoria executiva da Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca - AGROPRATA - faz a C O N V O C A Ç Ã O à todos os associados para participarem da Assembléia Geral Ordinária a ser realizada para o dia 29 de Outubro de 2012, segunda feira, com início da Primeira Convocação as 9 horas, a segunda convocação as 9:30 horas, na sede da Agroprata, que fica localizada na Estrada da Batalha, 204, Rio de Janeiro, RJ. para deliberarem sobre os seguintes assuntos: Prestação de contas e outros. Rio de Janeiro, 29 de Setembro de 2012. Rita de Cássia Carreiro Morais Caseiro - Diretora Executiva triênio de 2010/2013.

Alunos da Universidade Federal Fluminense

Alunos da Universidade Federal Fluminense
Foi maravilhosa a visita dos alunos do Instituto de Geociências do Departamento de Geografia da UFF - Universidade Federal Fluminense que estiveram com sua Professora Mônica Cox da Disciplina ECOLOGIA e que vieram de Niterói - RJ a Sede da AGROPRATA - Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca fazendo perguntas e querendo conhecer a realidade dessa comunidade de alimentos orgânicos ao realizavam um trabalho de Campo para conhecerem a ecologia dos ambientes da Mata Atlântica levantando a história dessa população de Produtores Rurais no Entorno do Parque Estadual da Pedra Branca. Email: aaorporg@gmail.com

Agroprata representante do Sudeste

Agroprata representante do Sudeste
Graciano Caseiro(Assessor de Imprensa) e Bichinho (Diretor) da Agroprata representantes Oficiais dos Agricultores Orgânicos do Rio da Prata e da Região SUDESTE deste imenso Brasil.

Bichinho e Graciano Caseiro da Agroprata

Bichinho e Graciano Caseiro da Agroprata
Demonstração e Exposição dos Produtos Orgânicos da Associação de Agricultores Orgânicos e Produtores Rurais da Pedra Branca ocorrida no II Terra Madre Brasil em Brasília.

Produtores Orgânicos e seus produtos do Maciço da Pedra Branca

Produtores Orgânicos e seus produtos do Maciço da Pedra Branca
Locutor Graciano Caseiro (Diretor de Relações Públicas) e Bichinho (Agricultor) da Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, Rio da Prata, Campo Grande, RJ, Brasil demonstrando seus produtos orgânicos como o famoso Vinagre de Caqui Orgânico, Caqui Passa e Banana Passa do Maciço da Pedra Branca.

Reunião do Conselho Consultor do Parque Estadual da Pedra Branca - Sede Piraquara

Reunião do Conselho Consultor do Parque Estadual da Pedra Branca - Sede Piraquara
A frente Presidente do Conselho, Sr. Alexandre e membros

quarta-feira, 9 de abril de 2014

#vemprofaroldaprata curtir o melhor da mata... (+playlist)

Nenhum comentário:

Postar um comentário